sábado, 10 de fevereiro de 2007

A verdade sobre o Hamburgo e o fim do futebol gaúcho

Aqui no Rio Grande do Sul, pouco tem se falado de futebol. Depois que o Internacional foi campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA perdeu a graça qualquer discussão sobre futebol entre colorados e gremistas.

A vitória do Internacional contra o Barcelona foi o ponto máximo da história colorada. Até minutos antes da partida, todos os gremistas sabiam que o Internacinoal iria perder de no mínimo 4 gols de diferença. Mas parece que até os gremistas sabiam que algo estava errado.

Essa façanha do Sport Club Internacional, é inevitavelmente comparada com a vitória do Gremio sobre o time alemão Hamburgo, em 1983 em Tokio. O problema é que ninguém dúvida do poder e das estrelas do time do Barcelona, mas pairam centenas de dúvidas sobre o poder do time do Hamburgo em 1983. E nessa dúvida de um lado os gremistas dizem que o Hamburgo era muito melhor que o Barcelona é hoje e na época tinha vários jogadores na seleção alemã. E do outro lado os colorados dizem que o Hamburgo é um time que nunca existiu e por acaso conseguiu ir para o japão naquele ano.

Então, para esclarecer essas dúvidas eu resolvi fazer uma pesquisa, para se saber comprovadamente o que se passada no ano de 1983 no futebol mundial.

O Hamburgo se classificou para o jogo no Japão contra o Grêmio pro ser o campeão da Liga dos Campeões da UEFA, seria como a Copa Libertadores da América para nós sul-americanos. A Liga foi realizada no final de 1982 e início de 1983 (durante o inverno europeu). Na final o Hamburgo enfrentou o adversário teoricamente mais dificil do continente, o italiano Juventus e venceu pelo placar de 1 a 0.
A escalação que o Hamburgo entrou em campo, na final da liga foi a seguinte:

- Stein
- Kaltz
- Jakobs
- Hieronymus
- Wehmeyer
- Groh
- Rolff
- Magath
- Milewski
- Hrubesch
- Bastrup
Essa escalação, teoricamente, e sem levar em consideração contusões e cartões, também deve ser a força máxima do time, visto que está dispotando o trofeu máximo do continente.

Agora, uma interessante ligação pode ser feita. Em 1982 teve a Copa do Mundo de Seleções na Espanha, e a seleção alemã perdeu a final para a Itália. É possível dizer também que, no ultimo jogo da seleção alemã na copa do mundo, ela estava com a força máxima do futebol daquele pais, e nesse caso, apenas um jogador do Hamburgo, Kaltz Manfred, iniciou jogando como titular do seleção da Alemanha. Alem de Kaltz, apenas Hieronymus e Hrubesch foram convocados e ficaram no banco de reservas. Então pode-se concluir que é errado dizer que "o Hamburgo era a base da seleção".

Do lado dos colorados, muitos dizem que o hamburgo jogou no Japão contra o Grêmio com o time reserva. Essa questão é mais fácil de ser validada. A escalação do time que começou o jogo contra o Grêmio foi:
- Stein
- Wehemeyer
- Jakobs
- Hieronymus
- Schröder
- Groh
- Rolf
- Magath
- Hartwing
- Wuttke
- Hansen
Com essa escalação, pode-se concluir que:
- Apenas seis jogadores que jogaram na final da Liga dos Campeões da UEFA começaram o jogo em Tokio contra o Grêmio;
- O melhor jogador do Hamburgo, único jogador titular da seleção da Alemanha, Manfred Kaltz, nem viajou para o japão e não jogou contra o Grêmio.

Como curiosidade, a escalação do grêmio:
- Mazarópi
- Paulo Roberto
- Baidek
- De León
- Paulo César
- Magalhães
- China
- Osvaldo (Bonamigo)
- Mário Sérgio
- Renato Gaúcho
- Tarciso
- Paulo César Caju (Caio)
Na Wikipedia tem mais informações relevantes sobre esse jogo (dica: procurem pelos "Substitutes" do time do Hamburgo): http://en.wikipedia.org/wiki/1983_Intercontinental_Cup

Acredito que hoje os times da europa não dão a mesma importância para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, mas é fato que podemos dizer que antigamente esses times davam menos importância ainda. E que realmente o time do Hamburgo não levou todo se poder futebolístico para o japão contra o Grêmio. Em resumo, antigamente era mais fácil ser campeão mundial.

38 comentários:

Fabiano Chaleira disse...

Isso põe um ponto final em todas dicussões!!!

Ricardo Braida disse...

Sem falar que na época disputavam apenas 2 continentes, hoje são todos. :D

Vinicius disse...

quanta merda em um texto só...
macaco com grife eh foda.

Cassiano Rebonatto disse...

Caram simplesmente um coitado...

Se tu dizes que fez pesquisa, é melhor pesquisar direito, te indico assistir o video do Mundial de 83 do Grêmio....sem ignorâncias....

Seja mais coerente com o que tu podes afirmar...

Unknown disse...

Assistir o video de 83 do Porto Alegrense vai mudar muita coisa mesmo...Claro, pq lá sim, estará toda a verdade e imparcialidade inerente aos gaymistas!!! Acorda coligay! Vcs jogaram com reservas do Hamburgo, time esse que, se o mapa do mundo fosse o formato de uma vaca, ele estaria de baixo do rabo!!

Unknown disse...

toma macaca! chegaram la 1 vez!
se és grande como o Grêmio copeiro, ganhe mais uma libertadores ao menos!

Unknown disse...

ja passou na cabeça de vcs que JOGADORES PODEM TER SIDO VENDIDOS ANTES DO MUNDIAL?? pqp como é burro esse macaco

Unknown disse...

Ótima pesquisa!!

Em suma, o greminho empatou com o Hamburgo, cheio de reservas e todos virados de cachaça.
Vc deve ta se perguntando...empatou? Sim, empatou. Empatou no tempo regulamentar e fex um gol roubado com o renato bichalupi na prorrogação!

POR FAVOR...não comparem com a façanha COLORADA...o verdadeiro CAMPEÃO MUNDIAL!!!!

INTER!! INTER!!! INTER!!!

Léo Santos disse...

A verdade:

O jogo foi em 1983 entre o Campeão Europeu e o Campeão da América de 1982, resultando no título de Campeão do Mundo para o Grêmio de Porto Alegre, méritos para o Brasil e para Rio Grande do Sul naquela longínqua época em que era bem mais difícil ser campeão mundial, haja vista que quase ninguém no país o era. O Inter, também campeão em 2006, dever aprender a ser grande como campeões e deixar de mesquinharias, já que está chegando agora.

Sem mais.

Marcelo disse...

Sera que o Mazembe levou o time titular em abudabi em 2010? Pesquise sobre isto. :)

Unknown disse...

Perdemos pro Mazembe e vocês pro Ajax.

Unknown disse...

Perdemos pro Mazembe e vocês pro Ajax.

Unknown disse...

Perdemos pro Mazembe e vocês pro Ajax.

Unknown disse...

Não cara, você está errado. Redondamente.
Sugiro esse link pra saber a real: http://globoesporte.globo.com/rs/gremio-campeao-do-mundo/noticia/2013/12/visao-dos-vencidos-confira-mitos-e-verdades-sobre-o-enigma-hamburgo.html

O Barcelona era a base de que seleção?
Deco era titular em PORTUGAL, porque no Brasil não seria nem reserva.
Espanha ainda não era campeã do mundo, mal passava das oitavas na copa.
O centroavante era Guðjohnsen. Eto'o, principal jogador e que voava naquela ano, estava machucado. Messi ainda era quase um junior e estava machucado. Era um time comum, com R10 já na descendente.
O Barcelona virou grande mesmo em 2009, até 2008, a diferença entre Hamburgo e Barcelona era exatamente UMA UEFA (a mesma diferença entre Grêmio e Inter até 2010: uma libertadores). O Barcelona, assim como o Hamburgo, havia perdido o mundial na outra oportunidade que chegou. Portanto, o Barcelona em 2006 não é o Barcelona de 2015.

E só mais um detalhe: o Ajax foi 4 vezes campeão da UEFA e duas vezes campeão do mundo, portanto, não me venham com essa bobagem de "mazembe". Mazembe é um time de um país que jogou uma copa do mundo em 1974 quando ainda se chamava ZAIRE. Não sejam otários.

Unknown disse...

Ah, outro detalhe... falar que era mais fácil ser campeão do mundo naquela época é mesma coisa que dizer que ficou mais fácil ser campeão da libertadores no anos 2000, já que de lá pra cá. times como o inter, o corinthians, o atlético-mg e até o san lorenzo, foram campeões. Coisa que não conseguiram fazer até os anos 90.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acho engraçado os gremistas ficarem tentando provar por x e y q são melhores... pura papagaiada de torcedor magoado... de um time em que as glórias estão em um passado longínquo, aliás, a glória que o torna maior em sua pequenez é, o nem tão recente, mísero título de segunda divisão que o consagrou como "imortal" (mais morrível que já conheci).

Em resumo: a dor e inveja gremista é a unica coisa realmente maior.
Calma o coração gremista e aceita.

Herberto Russel disse...

Pra mim de verdade o time do Barcelona naquela época era bem melhor que o do Hamburgo todo reserva no outro,a e outra coisa compara os status entre Barcelona e Hamburgo,O que falar de um time que só tem uma Champions League...Os únicos títulos que importam do Hamburgo são:
6 Alemães e UMA Champions o resto tudo não presta,O Inter é o unico time que ganhou um brasileiro invicto,já conquistou a tríplice coroa Nacional e uma Internacional, suruga bang o Inter tem mais Brasileiros eu sei que Gaúcho não importa muito,mas o Inter tem 44 o Gaymio apenas 36 ou seja isso quer dizer OITO a menos Os únicos títulos que tem mais é Copa do Brasil e titulada série B,Grêmio caiu duas vezes e o inter nunca caiu.
Valeu Falow,
Tchau

Herberto Russel disse...

Suruga Bank* e Títulos da*

Eu memo disse...

"antigamente era mais fácil ser campeão mundial" ... Porque o Inter não conseguiu então???

Alexandro Vieira disse...

Se é tão fácil pq o inter não ganhou do HAMBURGO em 91 no amistoso no beira Rio?

ROGÉRIO disse...

Verdade o Mazembe comeu o cu das coloradinho

ROGÉRIO disse...

Pesquisem aí colorado puto,quantos titulares o grande Mazembe escalou e meteu 2 em vcs arrombado

ROGÉRIO disse...

Melhor empatar e ganhar na prorrogação do que perder para o Mazembe, esse título fiasco FIFA só o inter tem arrombado

ROGÉRIO disse...

Sim aceitamos o Kidiaba e o nosso ídolo arrombado

ROGÉRIO disse...

Pesquisa tendenciosa de um arrombado Mazembado colorado

Unknown disse...

Opa!
Como vão as coisas agora?
Ta de boa ae jogar a serieB e nem vencer. Como está seu coraçãozinho ao ver o rei das copas com míseras 5 copas do Brasil. E ao falar que o grêmio é tri. Mas é tri de 3 libertadores😁😂😂😂. Quero saber se tu vai levantar algum caneco esse ano! Mas não me venha falar de gauchão. Pq quem vive disso é time do interior. Cuida pra não ficar na zona de novo guri.

Unknown disse...

Esta falando a ignorância em pessoa. Continua esse debate agora animal. Quem ri por ultimo RI do Inter

Unknown disse...

E nao foi o titulae leia de novo
6 foram pro jogo
Entao é perdeu play boy

A o messi e o eto nso tavam no mundial de vcs

Unknown disse...

Esse tipo de pesquisa usando a Wikipédia de um evento que aconteceu há 35 anos atrás chega a ser bisonha. Como tu pode afirmar que o Hamburgo jogou com os reservas? O Mundial de clubes ocorre na temporada seguinte a temporada da Champioons, ou seja, pode ocorrer mudanças como entradas e saídas de jogadores. Os jogadores que estavam em campo poderiam ser contratações superiores aos que finalizaram a temporada anterior. Se fizer a pesquisa (com os mesmos critérios) do mundial vencido pelo inter, o time do Barcelona que jogou a final (contra o Arsenal), seis meses antes, tinha apenas 7 titulares. Então podemos dizer q o Barcelona jogou com time reserva ou time misto?

Unknown disse...

Isso só prova que futebol, assim como na vida,as vezes tu estás por cima e outras tu estás por baixo. O nosso problema não é reconhecer a grandeza do grêmio, mas sim nao entender porque vocês não reconhecem a nossa????

Unknown disse...

Tu é um baita putão

Kiko Barbará disse...

Primeiro lugar: não é Hamburgo é HamburGER.
Segundo: não há qualquer controvérsia: o próprio Renato já disse que o Vice-Campeonato Brasileiro de 1987 é mais importante que o Amistoso da Toyta de 1983 (amistoso, por que a Toyota não só patrocinava mas ORGANIZAVA, eis que não havia nenhuma entidade oficial do futebol envolvida após a UEFA ter desistido, no início dos anos 70, dos Intercontinentais que eram disputados em 2 jogos, um na Europa outro na América do Sul).

Julio Medina disse...

Bom dia colorados, vocês criticam tanto o adversário do Grêmio (Hamburgo) que vou aproveitar para tecer alguns comentários sobre o Grande Clube Barcelona. Digo Grande porque grandezas devem ser enaltecidas. Pois bem, Quem era o Barcelona em 2006, digo, não era nada. Nunca Ganhou um título mundial da Copa Intercontinental, nem a Copa Europeia/Sul Americana, somente em 2019, já na era Messi, conseguiu ganhar o Mundial de Clubes da Fifa. Por isso, na questão de grandezas,o Barcelona era um timeco. Digo isso porque vários times europeus e sul americanos ganharam essas competições e o Barcelona não os conquistou.

PORTANTO COLORADOS, VOCÊS JOGARAM CONTRA UM TIMECO.

Unknown disse...

Grebbio nao tem mundial kkkkkkkkkkk.... grebbio tem que sfd todos os dias... todos os dias...hehehehehehehe

Unknown disse...

Grebbio nao tem mundial e nem copinha.... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Érico disse...

Boa pesquisa que demonstrasim o desinteresse dos europeus por esse título. Se mesmo mostrando a realidade não aceitam ou não entendem, então deixa serem felizes assim kkkk...Tu fez uma pesquisa realmente e bem imparcial a meu ver, parabéns!

Érico disse...

No quesito não ser um time espetacular como se tornou nestes 25 anos tudo bem, agora não ter ganhado nada? A por favor pesquisa o mínimo é não escreverá tamanha abobrinha!